добредојде
 
InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe
 

 "Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas

Ir em baixo 
AutorMensagem
Tush
Senhor Presidente
Senhor Presidente
Tush

Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/10/2009
Idade : 33
Localização : Porto

"Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas Empty
MensagemAssunto: "Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas   "Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas EmptyDom Dez 06, 2009 9:03 pm

Citação :
ZURIQUE - Cientistas anunciaram nesta segunda-feira que conseguiram provocar pela primeira vez um choque entre feixes de prótons dentro de um túnel de 27 quilômetros sob a fronteira franco-suíça, no primeiro passo para descobrir como o universo surgiu.


"Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas 7214396.lhc_mundo_282_399

Os cientistas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em inglês) esperam que nos próximos meses surjam as primeiras pistas sobre a origem do universo, conforme o maior colisor de partículas do mundo atingir seu pleno funcionamento.

"É um grande feito chegar tão longe num tempo tão curto", disse o diretor-geral do Cern, Rolf Heuer, sobre a colisão, obtida com o lançamento de dois feixes de partículas subatômicas a grandes velocidades e em sentidos contrários dentro do túnel.

Faz só três dias desde que a "Máquina do Big Bang", apelido do Grande Colisor de Hádrons (LHC, em inglês), foi religada, depois do acidente que a desativou há 14 meses, apenas dez dias após sua inauguração.

Antes, o físico Steve Myers dissera à Reuters que talvez só em 2011 os feixes de prótons atingiriam a velocidade máxima dentro do experimento de US$ 10 bilhões, que envolve cientistas de dezenas de países.

O principal objetivo das atividades nessa unidade do Cern é tentar descobrir como o universo se formou depois que uma grande explosão ("big bang") espalhou toda a matéria do universo com grande velocidade e energia, 13,7 bilhões de anos atrás. As estrelas, planetas e tudo o que existe se formaram a partir dessa matéria dispersa.

Experimentos num colisor anterior no centro de pesquisas do Cern perto de Genebra haviam conseguido realizar colisões de partículas que produziram uma energia muito próxima à do Big Bang.

Operando com sua potência máxima, o LHC poderá recriar as condições que existiam no universo 1 bilionésimo de segundo antes da explosão primordial.

Os cientistas agora pretendem aumentar a intensidade do feixe e acelerar mais os feixes, para que até o Natal eles reúnam dados suficientes sobre a colisão para ajudá-los a programar as experiências.

Ai esta a resposta para o inicio da vida (ou não) "Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas 736798

_________________
"Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas OLMmP

"Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas Mago7l
-----------------------------------------------------------------------------
"Bebo porque sou egocêntrico... gosto de ver o mundo girar à minha volta."
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://senhorpresidente.forumeiros.com
 
"Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» jantes 15x7"
» Mais 1 Vitara 2.0 HDI "Margarido666"
» Os meus "coelheiros"
» Jantes Tipo Mangles 15" cromadas
» suzuki ltz400 "canhao"

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
SenhorPresidente :: Curiosidades-
Ir para: