SenhorPresidente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


добредојде
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 "Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas

Ir para baixo 
AutorMensagem
Tush
Senhor Presidente
Senhor Presidente
Tush


Mensagens : 337
Data de inscrição : 12/10/2009
Idade : 38
Localização : Porto

"Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas Empty
MensagemAssunto: "Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas   "Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas EmptyDom Dez 06, 2009 9:03 pm

Citação :
ZURIQUE - Cientistas anunciaram nesta segunda-feira que conseguiram provocar pela primeira vez um choque entre feixes de prótons dentro de um túnel de 27 quilômetros sob a fronteira franco-suíça, no primeiro passo para descobrir como o universo surgiu.


"Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas 7214396.lhc_mundo_282_399

Os cientistas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em inglês) esperam que nos próximos meses surjam as primeiras pistas sobre a origem do universo, conforme o maior colisor de partículas do mundo atingir seu pleno funcionamento.

"É um grande feito chegar tão longe num tempo tão curto", disse o diretor-geral do Cern, Rolf Heuer, sobre a colisão, obtida com o lançamento de dois feixes de partículas subatômicas a grandes velocidades e em sentidos contrários dentro do túnel.

Faz só três dias desde que a "Máquina do Big Bang", apelido do Grande Colisor de Hádrons (LHC, em inglês), foi religada, depois do acidente que a desativou há 14 meses, apenas dez dias após sua inauguração.

Antes, o físico Steve Myers dissera à Reuters que talvez só em 2011 os feixes de prótons atingiriam a velocidade máxima dentro do experimento de US$ 10 bilhões, que envolve cientistas de dezenas de países.

O principal objetivo das atividades nessa unidade do Cern é tentar descobrir como o universo se formou depois que uma grande explosão ("big bang") espalhou toda a matéria do universo com grande velocidade e energia, 13,7 bilhões de anos atrás. As estrelas, planetas e tudo o que existe se formaram a partir dessa matéria dispersa.

Experimentos num colisor anterior no centro de pesquisas do Cern perto de Genebra haviam conseguido realizar colisões de partículas que produziram uma energia muito próxima à do Big Bang.

Operando com sua potência máxima, o LHC poderá recriar as condições que existiam no universo 1 bilionésimo de segundo antes da explosão primordial.

Os cientistas agora pretendem aumentar a intensidade do feixe e acelerar mais os feixes, para que até o Natal eles reúnam dados suficientes sobre a colisão para ajudá-los a programar as experiências.

Ai esta a resposta para o inicio da vida (ou não) "Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas 736798
Ir para o topo Ir para baixo
https://senhorpresidente.forumeiros.com
 
"Máquina do Big Bang" faz primeira colisão de partículas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Revista Americana "travel & Leisure" Põe Porto No Top Do Mundo
» Prostitutas Ameaçam "sexo Grátis" Para Os Delegados Da Cimeira De Copenhaga
» Desafio "Só ao alcance dos melhores"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SenhorPresidente :: Curiosidades-
Ir para: